Moçambique realiza Mais um seminario do Grupo Técnico de Trabalhos (GTT) do CountryStat

24/06/2014

Realizou-se em Maputo de 4 a 06 de Junho de 2014 mais um seminário do Grupo Técnico de Trabalho do CountryStat Moçambique, e contou com a participação dos membros do secretariado do CountryStat e diversas Instituições nacionais, onde grande parte destas são ligadas a alimentação e agricultura. Este seminário teve como objectivo a recolher, analisar e harmonizar os dados a serem publicados no Website do CountrySTAT Moçambique. este encontro visava especificamente:
Implementar as actividades da Fase III do projecto CountryStat

    • Capacitar o Grupo de referência (“Focal points”) no âmbito do projecto CountryStat, Fase III;
    • Recolher e validar dados de preços dos produtos agrícolas;
    • Identificar quadros com discrepância entre dados publicados pela FAO nos websites FAOStat e CountryStat, com auxilio de CompStat (Ferramenta que permite comparar dados publicados em diferentes plataforma, como algum critério de comparação);
    • Actualizar os indicadores chave no site, conforme os dados mais recentes. (http://www.countrystat.org/moz/cont/pages/page/indicators/en).
    • Actualizar todos quadros com dados mais recentes no website;
    • Completar os quadros no domínio principal com metadados
    • Análise e discussão sobre o relatório de análise da FAO que servirá para actualizar os dados.
    • Ver a tabela de correspondência FAO e CNBS.

um dos pontos positivos deste seminário foi o facto de se ter participado um grupo activo da área dos fertilizantes, que ate então era uma área com grandes dificuldades de obtenção de dados. 'e certo que ainda há muito por fazer mas pelo cometimento demonstrado pelos participantes, permite ao secretariado manter viva a esperançá de num futuro muito breve poder publicar maior quantidade de dados sobre fertilizantes.

em suma a avaliação que se faz dos resultados obtidos 'e positiva, visto que foi possível recolher o máximo de informações disponível nas instituições que se fizeram representar no seminário.